Para iniciar meu trabalho de planejamento de atividade para a disciplina de Questões Étnico Raciais, fui à livraria Saraiva em busca de história que trouxessem a temática sobre negros.
Fiquei bastante decepcionada com a oferta.
São quase inexistentes as histórias envolvendo crianças negras, principalmente para a faixa etária com a qual eu trabalho - crianças com 7 / 8 anos.
Finalmente encontri um livro excelente, com uma qualidade gráfica ótima e com um texto de fácil compreensão para crianças menores. Além disso, vem com um CD com algumas músicas com as quais é fácil fazer uma integração entre o Brasil e a África.
Impressionante é perceber que em um páis com a quantidade de afrodescentes que possuímos, bnão exista literatura disponível. Entretanto, estamos apinhados de títulos norte-americanos e ingleses, totalmente distantes de nossa realidade social e cultural.
Enquanto educadores, devemos pressionar o sistema editorial para que haja uma mudança nesse sentido!
A MBIRA DA BEIRA DO RIO ZAMBEZE: CANÇOES DO POVO XONA INSPIRAM CRIANÇAS BRASILEIRAS
Heloisa Pires Lima (Org.)
Editora: Salamandra
14.5.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Oi
Gabi
Começamos a falar e trabalhar questões raciais com o advento do dia da consciência negra, pois antes falava-se pouco nas escolas sobre os negros do Brasil.
Em relação a tua postagem de filosofia também antes não se pensava em filosofia para séries iniciais, fazíamos o nosso trabalho de educar o pensar e não sabíamos que estava ligada a filosofia.
Somos privilegiadas estar numa Universidade que se preocupa em trazer questões novas para nos possibilitar mais entendimento para passar para as nossas crianças.
Espero que estas sementes germinem e no futuro não temos tantos alunos evadidos.
Beijos
Rosaura
Oi Gabi, realmente não há muito material. Eu vi um material da inha neta que adorei. Pus Kiriku no google e veio videos, livro ... Vale a pena dar uma olhada.
Um abraço
Bea
Gabi, esqueci!! Por favor, gostaria de maior frequência tua aqui no blog.Queremos saber mais e mais!!
Um abração
Bea
Gabi, procura um livro chamado Ana e Ana. É muito legal.
E aí? Não vais te mexer??? Te manifesta, criatura!!!
Gabriela querida!Pude perceber tua sensibilidade e inteligência nas postagens que conseguiste realizar.No entanto gostaria de ter sabido melhor quem é você,sua ancestralidade e dessa experiência aprofundar com seus alunos lindos que vi no mosaico!Aguardei também,com ansiedade ,sua conversa com teus alunos afro-descendentes sobre seus sentimentos enquanto negros e depois os indígenas...Enfim,sinto que algo vem te truncando na escrita no blog e se eu puder ajudar meu e-mail é:lealpare@gmail.com Beijo e forte Asé para você,Marilene.
Postar um comentário