Ao lermos o texto da Regina Hara podemos perceber as semelhanças no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos.
Todos passam pelas etapas ou níveis de alfabetização.
Daí a grande dificuldade que algumas pessoas encontram ao trabalharem com essa modalidade de ensino. Acreditam que é simplesmente modificar um pouco o vocabulário e continuar aplicando o mesmo tipo de atividades que são utilizadas com as crianças.
No entanto, esquecem do papel socializados e político da educação, especialmente de jovens e adultos.
Esses alunos já possuem uma grande experiência de vida e histórias pessoais muito marcantes. A grande maioria não pode estudar na idade correta por dificuldades econômicas, de acesso à educação ou principalmente pelo papel excludente de nosso atual sistema de avaliação.
O profissional que opta em trabalhar com jovens e adultos deve considerar essa situação e deve trabalhar levando em conta a politização e o estímulo do senso crítico de seu aluno.
Deve possibilitar ao aluno a relação entre o que é estudado na escola e suas situações cotidianas.
Não podemos esquecer que essa também é uma função dos educadores que trabalham com crianças, no entanto é extremamente pertinente ao trabalho com os adultos.
Todos passam pelas etapas ou níveis de alfabetização.
Daí a grande dificuldade que algumas pessoas encontram ao trabalharem com essa modalidade de ensino. Acreditam que é simplesmente modificar um pouco o vocabulário e continuar aplicando o mesmo tipo de atividades que são utilizadas com as crianças.
No entanto, esquecem do papel socializados e político da educação, especialmente de jovens e adultos.
Esses alunos já possuem uma grande experiência de vida e histórias pessoais muito marcantes. A grande maioria não pode estudar na idade correta por dificuldades econômicas, de acesso à educação ou principalmente pelo papel excludente de nosso atual sistema de avaliação.
O profissional que opta em trabalhar com jovens e adultos deve considerar essa situação e deve trabalhar levando em conta a politização e o estímulo do senso crítico de seu aluno.
Deve possibilitar ao aluno a relação entre o que é estudado na escola e suas situações cotidianas.
Não podemos esquecer que essa também é uma função dos educadores que trabalham com crianças, no entanto é extremamente pertinente ao trabalho com os adultos.
2 comentários:
Oi Gabi! Que bela reflexão... Vamos a diante? Como você percebe o trabalho com PA's na educação de jovens e adultos?
Menina, estamos um tanto preocupadas... O mês de outubro já está quase acabando... E reflexões, evidências de aprendizagens, estão muito poucas, vamos fazer uma "força - tarefa" aí?! Estamos te aguardando... Um abração, Daiane.
Olá, Gabi
Reforço o que a Daiane colocou. Estás produzindo aqui muito menos que o mínimo, posto que setembro ficou em branco e outubro já está findando e tens só uma postagem.
Com que material vais produzir teu portfólio final?
Abra@os
Postar um comentário