29.11.06

ECS 9

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino FundamentalEscola, Cultura e Sociedade
ECS 9- Trabalho em grupo Letra C
Componentes do grupo: Carla Adriani Drago Dinnbier, Carla Cristine Finato, Carmem V.Wichrowski, Chaine Mello Rodrigues, Maria Beatriz lemos Dornelles, Maria Beatriz Santos Guterres, Maria Fernanda da Silva Martins, Maria Gabriela Ferreira Sargenti
Pólo de Alvorada Professora Vera Corazza


Síntese e análise dos capítulos Introdução e Ensino, Ciência e Ideologia

Introdução

Marx e Engels não publicaram nenhuma obra específica sobre Educação nem formularam nenhuma teoria pedagógica. Criticavam o Capitalismo e , como conseqüência, abordavam questões educativas. Seria através da Educação que as classes trabalhadoras poderiam desenvolver a consciência e a razão.
Para a conquista de uma sociedade igualitária e sem relações de dominação era necessária a emancipação social do indivíduo. Ambos criticavam a alienação trazida pela Igreja e, pela dominação capitalista.

ENSINO, CIÊNCIA E IDEOLOGIA

Engels coloca que há uma divisão do domínio do conhecimento em três grandes seções.
A primeira trata das ciências que se ocupam da natureza inanimada e que podem ser tratadas, de certa forma, matematicamente (Matemática, Astronomia, Mecânica, Física, Química).
Engels questiona a exatidão destas ciências. Considera as verdades trazidas, não absolutas e justifica sua opinião, trazendo alguns exemplos onde, com o passar do tempo, os fatos científicos puderam ser reconsiderados e resignificados.
A segunda seção se refere às ciências que tratam do estudo dos organismos vivos. Ele traz a convicção de que pouco se sabia a respeito dos seres vivos e de sua constituição orgânica.
Por último, fala sobre as Ciências Históricas: “... quando excepcionalmente se consegue conhecer o encadeamento íntimo das formas de existências sociais e políticas de um período, isso só se verifica normalmente quando essas formas já se encontram a meio de sua existência, quando estão a caminho do declínio. Neste caso, o conhecimento é essencialmente relativo, pois se limita a compreender o encadeamento e as conseqüências de certas formas de sociedade e Estado só existentes em determinado tempo e em determinados povos e transitórios por natureza”. A partir da reflexão e questionamentos sobre as ditas ciências, conclui que a verdade não é absoluta, nem eterna.

Engels contrapõe as “modernas ciências naturais” ao que chama de intuições filosóficas sobre a natureza e às descobertas realizadas pelos árabes. Segundo ele, as Ciências naturais iniciaram na época da Reforma. Um novo mundo começava a se configurar trazendo rupturas com o antigo. Os indivíduos se acharam dominados por um espírito de aventura.Não eram escravos do trabalho, participavam ativamente da sua condição de “ser político”. O clero perdeu o monopólio da leitura e da escrita.Copérnico separou Ciência e Teologia. Entretanto, segundo Engels, em Dialética da Natureza,os progressos observados a partir desta época traziam questionamentos e novas hipóteses em relação à concepção da natureza mas, ainda no presente, idéias equivocadas continuam a ser ensinadas em muitas escolas. Através de suas idéias e teorizações sobre as mesmas Marx e Engels questionaram verdades dadas como absolutas possibilitando que os indivíduos refletissem e questionassem sua condição e as relações existentes entre as classes.

Referências Bibliográficas:

MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.

Questões:
1-Que relação poderíamos fazer com nossos alunos, a partir da afirmação de que “nenhuma verdade é absoluta”?
2-Refletindo sobre nosso contexto atual, de que forma poderíamos trabalhar criticamente com o ensino de Ciências, em classes de Séries iniciais?
3-Partindo das idéias de dominantes e dominados como poderíamos, por exemplo, conversar sobre as idéias essenciais através da análise da hora do recreio em uma escola de classes regulares? Que situações poderiam ser trazidas para análise e reflexão juntamente com os alunos?

6 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Boa noite colega! A tua presença na sede da UFRGS, no sábado, é fundamental, para que tenhamos uma bela festa. Nós vemos por lá!Bjs. Adriana

Vera disse...

Olá, estou conferindo o link da ECS 9, no blog individual. Uma dúvida, onde está a versão inicial? Em breve darei retorno no blog colaborativo. Um abraço, Vera

Vera disse...

Parabéns Gabriela! Atividades em dia. O retorno da ECS 9, está no blog colaborativo, aqui era só o link. Vamos continuar a caminhada... Hoje é dia da primeira postagem da ECS 10, continua participando do wikistoria, apropriando-se de Paulo Freire e interagindo com @s coleg@s. Participa também no rooda do fórum da ECS11. Um grande abraço, Ver@

Aline disse...

Oi Gabriela!

Teu blog está muito organizado,colorido,interessante,"um amor", passei por aqui para te visitar e mandar um abraço.
Vejo que voc~e está com tudo em dia, bem diferente de mim...Adorei a tua organização para as ECS.
Estou com saudades,
tiau!tiau!

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Gabriela! Tudo, ok? Passei pra te dar um olá e relembrar que podemos teclar pelo bate papo do Skype ou do MSN, ok? Beijocas.
Bia

Vera disse...

Oi Maria Gabriela, como foi o natal? O ano está terminando e o semestre também, estou conferindo as atividades. Está faltando o relato final da ECS11, no blog colaborativo eo link no teu blog. Também está faltando o relato inicial e o final da ECS10 no teu blog.
Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@