27.11.08

Projeto Político Pedagógico

Preparando o Power Point para a interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, senti a necessidade de refletir um pouco mais e expressar o que penso acerca do PPP - Projeto político Pedagógico Escolar.
O projeto político pedagógico (PPP) de uma escola tem como princípio uma transformação ou uma mudança da mesma. Esse projeto deve englobar os diversos segmentos da escola de forma participativa.

Atualmente fala-se muito a respeito do projeto ou proposta da escola, segundo Hernández (2001, p.10): "O PPP da escola contribui para a definição das políticas públicas educacionais e para a necessária continuidade administrativa.".

A construção do projeto envolve um conjunto de aprendizagens, reflexões, ações e relações, estas são somadas ao trabalho pedagógico, administrativo, financeiro e da comunidade escolar. Todos esses esforços são necessário para estruturar o PPP da escola, Hernández (2001) ressalta ainda que esse esforço possibilita a organização ou reorganização do currículo escolar.
Para Veiga (2001, p. 11) a concepção de um projeto pedagógico deve apresentar características tais como:

a) Ser processo participativo de decisões;
b) Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;
c) Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;
d) Conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica;
e) Explicitar o compromisso com a formação do cidadão.
A execução de um projeto pedagógico de qualidade deve, segundo a mesma autora:
a) Nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem;
b) Ser exeqüível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação;
c) Ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola,
d) Ser construído continuamente, pois com produto, é também processo.

Nenhum comentário: