5.11.09

LIBRAS

Na semana passada estava em casa assistindo a um episódio de Cold Case, seriado policial exibido no Warner Channel e deparei-me com um crime ocorrido em uma escola para pessoas surdas.

Não vou ater-me aos detalhes do episódio, contudo não posso deixar de chamar a atenção para as pessoas que conviviam naquela comunidade surda.

Pude acompanhar questões de relacionamento, situações diárias como as que foram relatadas na aula presencial de LIBRAS – campainhas luminosas, o uso de mensagens no celular, o toque para chamar a atenção da pessoa surda.

Outro tema bastante abordado referia-se ao romance entre um surdo e uma menina ouvinte e os preconceitos que ambos enfrentaram.

Achei muito interessante uma frase dita por um dos personagens surdos do seriado que afirmou:

- Eu ouço o mundo com os olhos!

Tentei realizar um exercício de imaginação no qual tivesse que ouvir o mundo com os olhos e quais associações seriam possíveis. Não obtive muito sucesso, no entanto acredito que as pessoas que possuem alguma limitação ou deficiências de qualquer natureza, buscam estratégias compensatórias a fim de concretizarem de maneira mais eficiente sua relação com o mundo.

Nenhum comentário: