5.11.09

Alfabetização e sucesso escolar

Quando iniciamos o questionamento acerca do fracasso escolar ocorrido na fase inicial de escolarização, ou seja, na alfabetização, muitas vezes temos a tendência de "culpar" os próprios alunos: desestrutura familiar, carências culturais, desinteresse e/ou núcleo social.

Diferentes métodos já foram adotados e também responsabilizados por esse insucesso.

Contudo, continuamos buscando explicações e alternativas de superação.

Então, podemos destacar a importância do trabalho de Emília Ferreiro e Ana Teberoski, com a Psicogênese da Língua Escrita, em que nos mostram o quanto as crianças são intelectualmente ativas no processo de interação com a escrita e a leitura, formulando suas próprias hipóteses quando estas se tornam alvo de seu interesse e desejo.

Podemos então enfatizar o importante papel do professor em favorecer situações de estímulo às trocas entre os pares e envolvimento dos alunos para então desenvolver interesse e desejo de aprender.

Ainda não conseguimos erradicar a repetência e o fracasso escolar, no entanto, se conseguirmos, enquanto educadores, responsabilizarmo-nos com o estímulo à leitura e escrita, tornando esses momento situações prazerosas e divertidas, em que haja uma real interação dos alunos, acredito que muito avançaremos e possibilitaremos a felicidade e sucesso de um número muito maior de crianças.

2 comentários:

Simone disse...

Olá Gabriela!
Muito bom passar por aqui e ver novas postagens no teu blog! Como tens estimulado na tua turma "a leitura e escrita, tornando esses momentos situações prazerosas e divertidas, em que haja uma real interação dos alunos"?
Já estamos em novembro e nos aproximando do final do semestre. Lembra que precisas fazer pelo menos uma postagem significativa por semana aqui, procurando integrar a teoria, reflexões e a tua prática.
Um abraço, Simone - Tutora sede

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Gabi!

Onde andas menina?!
Estamos aguardando ansiosamente tuas contribuições no teu blog....

Bjus,
Vanessa