12.5.10

PLANEJAMENTO DO PROJETO DE ESTÁGIO

Quando iniciei o planejamento de meu projeto de estágio muitas perguntas vieram à mente: Quero mudar minha prática, mas como? Preciso conhecer cada aluno, mas como fazê-lo numa turma grande? Como é possível trabalhar de maneira diferenciada, estimulando o crescimento de meus alunos? Como articular os conhecimentos necessários à minha proposta de projeto?...

Essas perguntas e muitas outras surgem quando nos defrontamos com a questão de mudar nossa prática educativa. Acredito que as respostas não podem existir em forma de receitas para serem distribuídas a todo o mundo.

Se quiser uma educação mais diversificada e individualizada, precisarei descobrir minhas respostas!

O processo é contínuo e envolve mudanças constantes: de atitude, de posicionamento, de conhecimento, de prática. Envolve autocrítica, análise e avaliação constantes. É preciso repensar a prática objetiva e subjetivamente. Cada passo avançado requer consolidação e aceitação interior. Um avanço superficial, sem segurança, não é um avanço real. Ao mudar a prática sem ter absorvido intimamente as convicções e as razões para essa mudança, não suportaremos as críticas dos pais, os comentários dos colegas, nem mesmo, as perguntas dos alunos. Mudanças sem embasamento teórico e convicção pessoal geram insegurança, insatisfação e frustração.

Portanto, a atitude interior, acreditar no que está propondo, é muito mais importante do que a prática exterior, pois é somente através da crença de um bom trabalho, que dará resultados, que auxiliará a alcançar os objetivos propostos é que está a chave do sucesso de um planejamento inovador e diferenciado.

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