21.10.06

ECS - ATIVIDADE 3


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Abordagem Sociocultural e Antropológica - A



Nome do Aluno: Maria Gabriela Ferreira Sargenti
Atividade: 3
Pólo: Alvorada

Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Segundo Stuart Mill educação é tudo aquilo que fazemos por nós mesmo, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nosssa natureza. Para Durkheim há uma confusão na explicação de Mill, visto que o que fazemos por nós mesmos recebe influencia direta dos meios e do que já somos e também uma vez que aquilo que os outros fazem conosco está relacionado aos "objetivos" que se quer atingir, levando-se em conta faixa etária, diferentes relações, ...

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
As duas definições destacadas por Durkheim são as de Kant - afirma que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda e qualquer perfeição de que ele seja capaz - e a de James Mill - que segundo a qual a educação teria por objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes.
As duas definições são por demais subjetivas. A primeira, de Kant, por primar por perfeição, algo talvez impossível de ser alcançado e por não respeitar as aptidões individuais de cada ser humano. Já a segunda, de Mill, ao falar em felicidade incorre novamente em subjetividade, afinal este conceito não é concreto e/ou único.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Segundo Durkheim´para definir educação será preciso analisar os sistemas educacionais existentes e os que já existiram, compará-los e extrair suas características comuns. O conjunto dessas características será a definição que buscamos.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
A educação visa introjetar nas pessoas um "certo número de idéias, de sentimentos e de práticas", independente de sua classe social, daí resulta o homem certo ideal.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros, ou seja, hábitos e atitudes para a sociedade em geral.
Certos estados físicos e mentais que o grupo social particular considera igualmente insispensáveis a todos os seus membros.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Segundo Durkheim, o objetivo da educação é "ensinar" às crianças os padrões de comportamento - físicos/intelectuais - aceitáveis para a sociedade de forma geral e especificamente ao grupo social do qual elas fazem parte.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Segundo Durkheim o homem só é humano porque vive em sociedade, uma vez que esta lhe "obriga" a evoluir, a resignar-se em favor de um bem maior que afetará a todos, ou seja, nos direciona interna e externamente.

Um comentário:

Rosane Beltrão disse...

Oi Gabriela! O teu blog está muito bonito, adorei as tuas inovações. Parabéns!
Bom feriadão!!!!!!!!!!!!