MAX WEBER
Weber produziu sua obra num período de grande surto da industrialização e crescimento econômico. O capitalismo industrial alemão não nasceu de uma ruptura radical com as forças feudais tradicionais, mas com base em um compromisso entre os interesses dos latifundiários prussianos e os industriais do Oeste Alemão.
A classe trabalhadora, constituída por mais da metade da população, estava submetida a uma rígida disciplina nas fábricas, à prolongadas jornadas de trabalho, o que gerava, de forma organizada, uma luta pelos direitos políticos e sociais.
A debilidade da burguesia alemã da época para controlar o poder político, mesmo dominando a vida econômica, abriu um formidável espaço para a burocracia assumir a direção do Estado. Exercendo um verdadeiro despotismo burocrático, impondo a toda a sociedade suas opções política e favorecendo os interesses dos membros na nobreza.
A sociologia desenvolvida por Weber considerava o indivíduo e sua ação como ponto chave da investigação. O ponto de partida da sociologia era a compreensão da ação dos indivíduos, suas intenções e motivações ao vivenciar as situações sociais.
4 comentários:
Oi Gabriela!Na verdade não postei ainda este texto pq me atrapalhei com ele.Estou relendo mais uma vez pois o achei bem difícil.Beijos,Luciene
oI GABRIELA1Achei bem simples os comentários sobre teu texto,o que facilita o entendimento de quem lê.Parabéns pela introdução,ficou muito bacana.Beijo,Luciene
Oi Gabriela! Conseguiste destacar algumas idéias importantes do texto do Weber. Era esse o objetivo da atividade. Parabéns! O grupo está discutindo algumas idéias bem interessantes no forum também. Quando puderes, dê uma espiadinha lá!
Um abraço, Simone - Tutora ECS
Postar um comentário