4.12.10

EIXO 2

O eixo 2 foi de extrema expectativa da minha parte, afinal como trabalho com alfabetização e teríamos a interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, acreditava que possibilitaria a discussão e aprendizagem de inúmeras questões que ainda hoje me angustiam.

Lembro-me com clareza da aula inaugural da interdisciplina em que a professora nos apresentou um alfabeto árabe e nos fez "ler" palavras, fazendo a correspondência entre letras e figuras. O objetivo era nos relembrar a etapa tão importante e difícil de alfabetização a qual todos nós já passamos há muito tempo. Senti-me realmente analfabeta e pude colocar-me no lugar de meus alunos em seus primeiros dias escolares.

Dentre as principais aprendizagens, destaco os estudos sobre alfabetização, em especial com o estudo do livro: A psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberoski, especialmente a testagem que fizemos com um de nossos alunos, assim como a discussão desse teste com nossos colegas, professores e tutores.

A interdisciplina de Psicologia I, complementou o semestre pois nos ajudou muito a compreender sobre o desenvolvimento cognitivo de nossos alunos, com o estudo sobre as principais linhas psicológicas, com destaque para o estudo sobre Freud – assistimos a um filme sobre sua vida onde pudemos visualizar melhor sua técnica de terapia com sua fase hipnótica e posterior com a análise dos sonhos.

Revisando as atividades desenvolvidas durante o semestre, destaco a criação de nosso primeiro pbworks, com a criação da página da nossa sala de aula. Lembro-me das dificuldades que enfrentei para realizar essa atividade, afinal na época trabalhava em uma escola que atende os internos cumprindo medidas sócio-educativas, portanto, não existe uma "sala de aula" nos moldes convencionais, que conhecemos e concebemos. A sala que tínhamos ou era totalmente gradeada e desprovida de qualquer recurso visual/material, ou era o refeitório dos adolescentes, com aquelas mesas compridas de fórmica...

Contei com a ajuda de minha maravilhosa amiga e comadre Patrícia que me cedeu sua sala de aula e permitiu que fizesse meu trabalho baseado nessa sala.

Outra atividade importantíssima foi a de entrevistas que realizamos com nossos alunos e seus familiares. Foi muito difícil conseguir criar os gráficos e fazer a tabulação dos dados recolhidos. Recordo da surpresa que tive ao constatar que as brincadeiras preferidas das crianças não haviam mudado muito com relação à de seus pais.

Nenhum comentário: