15.12.10

EIXO 8

A experiência do estágio foi em muitos aspectos libertadora!

Primeiramente, a questão da escrita e fundamentação teórica do projeto de estágio (http://gabrielasargentiestagio.pbworks.com/Projeto-de-Est%C3%A1gio) que aliou minha experiência profissional de 12 anos de magistério e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Quando iniciamos o curso do PEAD, por sua especificidade, ou seja, ser um curso de graduação destinado a professores, todos já tínhamos a experiência profissional, contudo, a muitos, faltavam as questões teóricas, as explicações e fundamentações para desenvolvermos nosso trabalho de uma maneira ou de outra.

Como trabalho com uma turma de alfabetização, acreditei em um projeto que aliasse a literatura (http://gabrielasargentiestagio.pbworks.com/Brincadeira-do-Pezico-e-Pezaco), a música (http://gabrielasargentiestagio.pbworks.com/ Apresenta %C3% A7% C3% A3o-para-as-m%C3%A3es), e as brincadeiras infantis (http://gabrielasargentiestagio.pbworks .com/Brincadeira-da-Dona-Centop%C3%A9ia) ao universo da alfabetização propriamente dita.

O produto do projeto de estágio foi a confecção de um Livro de Músicas e Brincadeiras individuais com os alunos, contudo pude observar que um objetivo maior foi alcançado – o desenvolvimento dos alunos em seu processo de aprendizagem da leitura e escrita, autonomia para o desenvolvimento das atividades, integração e troca entre os pares. (http://gabrielasargentiestagio.pbworks.com/SEMANA-6)

Outro aspecto importante a ser destacado diz respeito ao planejamento diário/semanal. Quando realizamos um trabalho planejado diariamente, temos condições de integrar efetivamente os conteúdos, além de conseguirmos visualizar o desenvolvimento das atividades com maior propriedade, além de percebermos, com o envolvimento dos alunos, outros assuntos que podemos trabalhar e que são de interesse/necessidade dos mesmos.

Normalmente antes da realização do estágio, havia um planejamento, contudo de maneira menos sistemática, o que não favorecia o desenvolvimento de projetos realmente densos e produtivos. (http://gabrielasargentiestagio.pbworks.com/SEMANA-7)

Percebo também que com um enfoque no uso de novas tecnologias em sala de aula, algumas técnicas que já utilizávamos há tempos, ganham novos objetivos e geram maior estímulo ao serem integradas a diferentes tecnologias.

Um exemplo disso é a contação de histórias usando o computador (http://gabrielasargentiestagio.pbworks.com/As-centop%C3%A9ias-e-seus-sapatinhos), a apresentação de clips musicais (http://gabrielasargentiestagio.pbworks.com/Anexo-8) e até mesmo a filmagem de encenações das crianças (http://gabrielasargentiestagio.pbworks.com /Brincadeira-da-Maricota) com postagens no You Tube, podem ser assistidas posteriormente a fim de serem apreciadas, comentadas pelos alunos e assim, gerarem novos trabalhos.

Realmente, o estágio foi uma experiência densa e cheia de novidades, mesmo em um processo há muito conhecido! Uma nova maneira de realizar algo que já conhecemos.

Ao reler as postagens em meu portfólio de aprendizagens (http://gabrielapead.blogspot.com/), percebo o quanto o processo de estágio foi complexo e ao mesmo tempo extremamente prazeroso.

Gostaria de destacar a postagem sobre os grupos de trabalho (http://gabrielapead.blogspot.com/2010/06/o-trabalho-em-pequenos-grupos.html) onde relato como é feito o trabalho em grupo em minha turma, assim como suas implicações.

Quando agrupamos os alunos para o trabalho em pequenos grupos temos como objetivo muito mais que a simples socialização. Queremos um trabalho de cooperação efetiva, além das trocas entre pares e da construção coletiva das aprendizagens. Os alunos possuem responsabilidades dentro de um grupo, e cabe ao professor ser orientador desse processo de construção de identidade e autonomia.

Outro ponto de extrema importância em meu projeto de estagio diz respeito a integração da Literatura Infantil e da Alfabetização (http://gabrielapead.blogspot .com/2010/06/reconstruindo-o-papel-do-livro-de.html). Quando pensei na Arquitetura Pedagógica que gostaria de desenvolver durante o meu estágio, escolhi os Projetos de Ensino, visando uma integração real e efetiva dos conteúdos escolares ao interesse e prazer dos alunos e professor durante o processo de ensino-aprendizagem. E nada melhor que utilizar a Literatura Infantil como pano de fundo para esse processo. Foram inúmeras histórias em diferentes abordagens, utilizando os livros, clips, fantoches, encenações, enfim, diversas possibilidades diante de um mesmo tema. (http://gabrielapead.blogspot.com/2010/05/os-dedinhos-cantores-semana-3.html).

Outra questão bastante pertinente e que permeou todo o meu planejamento diz respeito às diferenças de níveis de aprendizagem dentro da minha turma e da maneira de conseguir supera-las e fazer com que os alunos avançassem. Um grande aliado nesse sentido foi o uso de atividades diversificadas em sala de aula, respeitando os ritmos e processos individuais dos alunos. (http://gabrielapead.blogspot.com/2010/05/planejamento-do-projeto-de-estagio.html)

Ao pensarmos em atividades diferenciadas podemos acreditar em um trabalho maior, sem muitos resultados, no entanto, ao acreditarmos nessa prática e a colocarmos em uso, percebemos quase instantaneamente os avanços produzidos em nossos alunos. Ao respeitarmos as etapas individuais de cada aluno, estamos demonstrando o quanto nos preocupamos com nossos alunos, em um sentido bastante integral.

O processo é contínuo e envolve mudanças constantes: de atitude, de posicionamento, de conhecimento, de prática. Envolve autocrítica, análise e avaliação constantes. É preciso repensar a prática objetiva e subjetivamente. Cada passo avançado requer consolidação e aceitação interior. Um avanço superficial, sem segurança, não é um avanço real. Ao mudar a prática sem ter absorvido intimamente as convicções e as razões para essa mudança, não suportaremos as críticas dos pais, os comentários dos colegas, nem mesmo, as perguntas dos alunos. Mudanças sem embasamento teórico e convicção pessoal geram insegurança, insatisfação e frustração.


 

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