4.12.10

EIXO 3

A palavra para definir o eixo 2 é PRAZER!!!

Prazer em estudar, aprender, ensinar...

A interdisciplina de Literatura nos auxiliou bastante na exploração de diferentes técnicas para exploração literária, além das tipologias textuais. Apreciamos tanto o trabalho que até mesmo criamos um grupo que teve vários encontros para contação de histórias, ou seja, nos reuníamos entre colegas para contar e ouvir histórias infantis.

Complementando a literatura brincamos bastante na interdisciplina de Ludicidade. Em aulas totalmente interativas pudemos comprovar que o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento humano, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento. Como afirmam as autoras:

Brincar exige troca, de pontos de vista, o que leva a criança a observar os acontecimentos sob várias perspectivas, pois sozinha ela pode dizer e fazer o que quiser [...] mas, num grupo, diante de outras pessoas, percebe que deve pensar aquilo que vai dizer, que vai fazer, para que possa ser compreendida (SMOLE, DINIZ, CÂNDIDO, 2000a, p. 14).

Colocamo-nos, então, como aprendizes ensinantes enquanto brincávamos e depois utilizamos essa experiência extremamente rica em nossas turmas e relatávamos essas experiências nos Fóruns do ROODA.

Dentre as atividades mais significativas do semestre destaco a criação e elaboração do Inventário Criativo, que integrava perfeitamente as interdisciplinas do eixo, com enfoque especial ao Teatro, Literatura, Ludicidade e Artes Visuais.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Realmente Gabi, o lúdico esteve presente neste semestre, ensinando a todos sobre a importância da criatividade para a aprendizagem das crianças! Bjs, Maura - tutora do SI