15.12.10

EIXO 6

Quando iniciamos a produção de nosso Projeto de Aprendizagem anterior, nos agrupamos por interesses de pesquisa e acreditamos que esse foi um dos grandes empecilhos do pleno desenvolvimento do trabalho, afinal, acreditávamos que a falta de envolvimento e amizade pessoal, dificultava a aproximação e integral domínio do trabalho. Pensávamos que se os grupos de trabalho fossem feitos por afinidades pessoais o resultado seria muito melhor, e pudemos constatar durante esse semestre que nem sempre é assim.

Neste eixo, realizamos um novo Projeto de Aprendizagem onde nos agrupamos conforme afinidades pessoais e então pudemos perceber que a dificuldade em realizar o trabalho foi a mesma, afinal o que complica não é o fato de gostarmos ou não das pessoas com as quais estamos realizando a tarefa, mas a dificuldade que temos de trabalhar efetivamente em grupo, até porque não fomos "treinadas" para isso. A grande maioria de nós foi educada em um ambiente que pouco privilegiava situações de grupo, em que todos realmente realizassem seu trabalho com autoria. Normalmente uma pessoa fazia o trabalho e as demais assinavam, ou então, o trabalho era recortado em várias parte e cada componente do grupo ficava responsável por uma delas.

Após recebermos o roteiro para análise, pudemos então refletir sobre o real objetivo deste trabalho e qual sua função no que diz respeito à autoria e ao desenvolvimento pessoal.

Ao revisitar meu projeto, pude compreender seu funcionamento enquanto visitante e não como produtora e pude então ver o quanto devemos estar atentos a esse dois olhares, afinal, um projeto que se apresenta em um local que pode ser acessado e visitado por pessoas do mundo inteiro, deve atentar para essa situação.

Então devemos ter a questão principal muito bem desenvolvida e a todo o momento esta deve ser retomada.

Devemos apresentar de maneira convidativa e atraente as páginas que compõem, ou seja, devemos estar atentas às disposições gráficas com as quais apresentaremos nosso projeto.

Contudo, precisamos estar atentos ao rumo que nosso projeto está tomando. Ao realizarmos as pesquisas temos a tendência a expandir muito o tema que está sendo estudado e tendemos em fugir da resposta real que estamos procurando.

Fazendo uma analogia simples, devemos encarar nosso PA como um produto a ser vendido a um consumidor que ainda não conhecemos e que não conhece nem o produto nem os seus proprietários.

Por essa razão, o trabalho em equipe é primordial, para que haja uma interação e cooperação real entre os participantes, que devem buscar o foco do trabalho, assim como a produção autoral do mesmo.

Acredito que o trabalho com projetos de aprendizagem tem sido o maior desafio apresentado por esse curso universitário, pois favorece a quebra de todos os paradigmas que possuímos no que se refere à educação formal, da maneira como a temos desenvolvido.

Outra atividade que merece destaque foi o filme "Entre os muros da escola", que assistimos e realizamos a análise para a confecção de nosso portfólio final. Após assistirmos ao filme deveríamos escolher uma cena que acolhesse o maior número de conceitos que foram trabalhados durante esse eixo.

O filme sugere um documentário em função de seu realismo e acredito que toque profundamente a todos que o assistem e principalmente a nós professores que vivenciamos situações iguais ou no mínimo muito semelhantes às retratadas.

A cena que escolhi para realizar a análise é a do Conselho de Classe, onde pude identificar vários conceitos trabalhados durante esse semestre, dentre eles inclusão, necessidades educacionais especiais, discriminação, estigma, princípios morais, aprendizagens, convivência, autonomia, desenvolvimento e, especialmente, conflitos.

Nenhum comentário: