4.12.10

EIXO 4

Durante o eixo 4 a ferramenta principal de trabalho foi o pbworks, poucas atividades e análises foram postadas no blog.

Destaco especialmente a postagem realizada como análise da apresentação e fundamentação teórica do portfólio final do eixo anterior, que teve papel fundamental na tomada de consciência da importância do registro e da análise de evidências.

Lembro da atividade da presencial de Seminário Integrador com a "análise do Lixo", digno de um episódio de C.S.I., onde tínhamos que partir das evidências e formular hipóteses e afirmações sobre os donos desse material.

A interdisciplina de Matemática nos trouxe uma gama variada de materiais e abordagens, e tivemos um intenso calendário de atividades a serem desenvolvidas. Destaque especial para as atividades on-line. É uma lástima que nesse período meus alunos ainda não tivessem acesso ao Laboratório de Informática da escola, pois muitos jogos e intervenções matemáticas poderiam ter sido feitas na prática informatizada, contudo, ainda no meu estágio tive a oportunidade de utilizar algumas ferramentas, como a Torre de Hanói, entre outras atividades sugeridas.

Na interdisciplina de Estudos Sociais, retomamos o estudo de Paulo Freire, com a releitura do livro Pedagogia do Oprimido, já estudado em outro semestre na interdisciplina de Escola, Cultura e Sociedade. Dentre as principais atividades temos o estudo sobre os Tempos, conjuntamente com o Seminário Integrador, onde fizemos uma análise quantitativa e qualitativa do uso de nosso tempo.

Mas creio que as atividades práticas propostas pela interdisciplina de Ciências Naturais foram o ponto alto do semestre, com destaque especial a atividade de Luz e Sombra. Nessa atividade foram confeccionadas diferentes figuras geométricas em papel preto e branco e fomos para o pátio da escola, fazer sombra... Testamos nossos conhecimentos e pré-conceitos sobre o assunto, o que mereceu uma postagem reflexiva em meu blog (http://gabrielapead.blogspot.com/2008/07/luz-sombra.html). A partir de atividades práticas, elaboramos o conceito de sombra, e percebo que dificilmente as crianças esquecerão esse estudo, uma vez que o vivenciaram ativamente, o que seria diferente de copiar e pensar sobre o conceito em si.

Percebo que esse é o diferencial do PEAD, a realização prática de atividades, tanto com os professores (atuais estudantes) como com a aplicação com os alunos, o que nos possibilitou estudar in loco o que realmente acontecia durante o processo de ensino-aprendizagem. Um curso totalmente voltado para a prática profissional sem esquecer ou menosprezar a teoria.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Sim Gabi! Por isso seria interessante que pudesses registrar aqui o que mudou na tua prática, a partir das vivências no curso. É possível perceber que houve muitas aprendizagens e inovações através dos teus registros! Bjs Maura - tutora do SI